Economia

Procura das empresas por crédito avança

Da Redação ·

A quantidade de empresas que procurou crédito em novembro cresceu 3,3% em relação a outubro. O avanço reverte dois meses seguidos de queda, segundo pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgada nesta quinta-feira (16).

continua após publicidade

De acordo com a pesquisa, o aumento da procura é resultado do impacto da greve parcial dos bancários, ocorrida na primeira quinzena de outubro.

continua após publicidade

- Isso acabou produzindo efeitos negativos sobre a busca de crédito por parte das empresas naquele mês, reduzindo a base de comparação.

continua após publicidade

Em relação a novembro de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 10,5% e, no acumulado do ano avançou 7,2%, sobre o mesmo período de 2009.

Setor e porte

continua após publicidade

O setor de serviços foi o que mais buscou crédito em novembro, com alta de 4,8% frente a outubro. O comércio e a indústria também registraram avanços, de 2,4% e 2,2%, respectivamente.

continua após publicidade

No acumulado de janeiro a novembro de 2010 (comparativamente ao mesmo período do ano passado), as empresas do setor comercial lideraram, com alta de 8,1%. Em seguida vêm as empresas de serviços (6,9%). O setor industrial, mais sujeito aos efeitos do cenário externo negativo e do câmbio valorizado, teve avanço de apenas 4,4%.

continua após publicidade

As micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo crescimento da demanda por crédito (alta de 3,4% em relação a outubro). Nas médias empresas o avanço foi de 0,3%; já entre as grandes empresas, o aumento foi mais modesto - de 0,2%.

Entre janeiro e novembro, no entanto, as grandes empresas lideraram, com crescimento de 8,8% sobre o registrado um ano antes. As micro e pequenas empresas, por sua vez, registraram elevação de 8,2%, na mesma comparação.

continua após publicidade

As médias empresas, contramão, registraram recuo de 8,5% - muitas dessas empresas são exportadoras, e enfrentam um mercado externo pouco dinâmico e uma valorização do real.

Análise por região

Todas as regiões geográficas do país registraram crescimento na procura das empresas por crédito, com destaque para Norte (+7,1%) e Nordeste (+6,1%). No acumulado de janeiro a novembro, a região Nordeste também liderou, com alta de 10,6%. O Centro-Oeste vem a seguir, com crescimento de 9,5%.