MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BNDES anuncia 5 medidas para o crédito de longo prazo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, anunciou hoje cinco medidas que serão adotadas pelo banco para dar suporte ao pacote de estímulo ao crédito de longo prazo, anunciado pelo Ministério da Fazend

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2010, 19:15:05 Editado em 27.04.2020, 20:53:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, anunciou hoje cinco medidas que serão adotadas pelo banco para dar suporte ao pacote de estímulo ao crédito de longo prazo, anunciado pelo Ministério da Fazenda. A primeira se refere à adoção de um programa de aquisição de debêntures em ofertas de emissão primárias. A oferta será de R$ 10 bilhões. Dependendo das características dos papéis, o BNDES poderá garantir de 5% a 20% das debêntures. Segundo Coutinho, esse é um programa importante de engajamento do banco com as medidas anunciadas.


continua após publicidade

A segunda medida é uma participação complementar do BNDES no Fundo de Liquidez de títulos privados. A instituição, segundo ele, procurará intensificar o mercado secundário desses papéis por meio de plataforma eletrônica transparente, com o objetivo de ajudar a desenvolver esse mercado.


Outra medida é o lançamento de debêntures próprias do BNDES que, segundo Coutinho, ajudarão a padronizar esse "mercado incipiente", além de inovar em matéria de indexadores. Ele disse ainda que uma nova debênture, que será lançada em breve, terá uma série indexada ao que ele chamou de "libor brasileira", uma taxa com flutuação trimestral. A criação da nova taxa, como explicou, servirá para que as debêntures brasileiras deixem de estar indexadas à taxa DI, que tem variação diária. "O BNDES não apoiará nenhuma debênture indexada em DI", afirmou.


continua após publicidade

A quarta medida anunciada hoje trata da adoção de um aluguel de carteira de títulos do BNDES para rede de instituições privadas que desejar atuar como "market maker". "Isso desonera os custos para a formação de carteiras. Esse aluguel é para assegurar a formação do mercado secundário no início", disse ainda Coutinho.


Por fim, o presidente do BNDES anunciou a assinatura de um acordo entre o BNDES e a BM&FBovespa para o que chamou de uma sintonia fina entre as instituições e uma cooperação técnica. Coutinho considera que as medidas anunciadas hoje são o início de uma reforma microeconômica de grande alcance para o Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BNDES anuncia 5 medidas para o crédito de longo prazo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!