Economia

Roupas e calçados devem predominar como presentes

Da Redação ·

Presentes de uso pessoal, principalmente roupas e calçados, devem predominar na preferência dos brasileiros no Natal deste ano, segundo pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e do instituto Ipsos, divulgada nesta sexta-feira (10).

continua após publicidade

Das mil pessoas ouvidas no Brasil todo para a pesquisa no começo deste mês, 76,4% disseram que vão presentear com roupas e calçados. Os eletrodomésticos - como TVs, aparelhos de DVD, geladeira, fogão, microoondas e computador - vêm a seguir, na preferência de 18,5% dos entrevistados - e, desses, 19,5% estão nas classes D e E.

continua após publicidade

A viagem para relaxar após a correria de 2010 está nos planos de 9,2% dos entrevistados para a pesquisa ACSP/Ipsos.

continua após publicidade

No item roupas e calçados, as mulheres predominam: elas são 80% dos que pretendem dar um presente para a casa. Também são elas que mais planejam agradar amigos ou parentes com um celular (7,7%) ou um eletrodoméstico (21,1%).

Entre os homens, 9,3% pretendem viajar – e desses, 17,5% estão nas classes A e B; outros 2,2% estão nas classes D e E.

continua após publicidade

Os mais ricos pretendem presentear com um livro – são 7,5% do total (mais que o dobro da média geral dos que pretendem comprar esse presente); a classe C fica perto da média geral (3,1%), com 3% dos entrevistados.

As crianças é que talvez possam não gostar tanto assim deste Natal: os brinquedos estão nos planos de apenas 1,5% do total dos entrevistados. Na classe C, essa é a preferência de 3% dos consumidores.