Economia

Inflação em São Paulo desacelera em dezembro

Da Redação ·

A inflação na cidade de São Paulo desacelerou no início deste mês, mantendo a trajetória de redução verificada desde o fim de outubro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (9) pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) apurado pelo instituto ficou em 0,67%, após o avanço de 0,72% no fim de novembro. A alta menor nos preços dos alimentos favoreceu o resultado.

continua após publicidade

O grupo alimentação continua a ser o que mais pesa no bolso do consumidor, mas a pressão vem diminuindo aos poucos: na primeira semana de dezembro, a alta foi de 1,92%. Os preços nesse grupo vem desacelerando desde a terceira leitura prévia de outubro - que apontou alta de 2,91%.

continua após publicidade

Já no grupo vestuário, os preços vêm subindo desde o fim de outubro (quando apontaram queda de 0,22%); na abertura deste mês, o índice registrou avanço de 1,29%. O grupo despesas pessoais também apontou avanço, embora mais suave: de 0,59%, passou a registrar alta de 0,62%. O grupo educação, por sua vez, teve alta de 0,06%, contra alta de 0,03% uma semana antes.

continua após publicidade

Nos grupos habitação, transporte e saúde, os preços no início deste mês desaceleraram.

A pesquisa leva em conta os preços dos produtos na capital paulista para famílias com renda entre 1 e 20 salários mínimos.