Economia

Mantega: PAC cumpriu objetivo de acelerar crescimento

Da Redação ·

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje, na reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que o governo fecha com "chave de ouro" o ano, com um crescimento de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Mantega disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) cumpriu o objetivo de acelerar a expansão econômica do País. "Isso foi plenamente obtido, apesar da crise de 2008", disse o ministro, ao fazer um balanço do PAC, o último no governo Lula.

continua após publicidade

O ministro se referiu aos dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando o crescimento forte do PIB no Brasil. No terceiro trimestre, em relação a trimestre anterior, houve um crescimento de 0,5% do PIB. Os três primeiros trimestres ante igual período de 2009 indica que o "País está rodando a 8,4% do PIB", disse Mantega.

continua após publicidade

Na comparação com as grandes economias, segundo ele, esse é o segundo maior PIB, ficando atrás apenas do PIB chinês. "Maior que a Índia, que sempre é o segundo". "Portanto, podemos dizer que o PAC foi bem-sucedido em matéria de crescimento".