Economia

Novo sistema deve agilizar registro de comércio exterior

Da Redação ·

Para agilizar o registro das operações de exportações e importações, o novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) foi apresentado hoje oficialmente a empresários de diversos setores. Denominado Siscomex Exportação Web (Novoex), o renovado sistema já estava disponível desde o dia 17 de novembro na página do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) na internet, e a partir do dia 10 de janeiro, substituirá por completo o programa anterior.

continua após publicidade

Segundo o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, o sistema anterior, em funcionamento desde 1993, era praticamente da "era paleolítica", pois além da defasagem tecnológica, refletia a situação de um País que, na época, exportava apenas cerca de US$ 40 bilhões por ano, por meio de um número reduzido de empresas.

continua após publicidade

Além de incorporar tecnologias recentes e mecanismos de comércio exterior adotados desde então, o novo sistema também permite a inclusão de mais dados e é compatível com o uso em dispositivos móveis. "Dentre as mudanças, o Novoex tem interface mais amigável e interativa, tem mecanismos de memória, permite simulação prévia da operação e aceita envios de dados em lote", disse Barral.

De acordo com dados do MDIC, 11.259 registros já foram efetuados pelo novo módulo desde a sua disponibilização. "O Novoex torna mais rápido e barato o processo para os agentes de comércio exterior. Espero que isso também seja prioridade no próximo governo", disse o ministro Miguel Jorge.