MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Preços avançam em 6 de 7 capitais no início de dezembro

A inflação acelerou em seis de sete capitais na primeira medição de dezembro, com destaque para Recife, que ficou em 1,98%, maior índice entre as cidades pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) para a elaboração do IPC-S (Índice de Preços ao Con

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2010, 21:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inflação acelerou em seis de sete capitais na primeira medição de dezembro, com destaque para Recife, que ficou em 1,98%, maior índice entre as cidades pesquisadas pela FGV (Fundação Getulio Vargas) para a elaboração do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (9).

continua após publicidade
continua após publicidade

Na capital pernambucana, os grupos alimentação e transportes foram os que puxaram o índice para cima. Em seguida vem Salvador, a única que registrou desaceleração dos preços, mas que ainda possui alta de 1,19% na inflação semanal, onde o preço dos transportes tiveram um aumento menor (de 2,03% para 1,34%).

continua após publicidade

Rio de Janeiro ficou em terceiro, com avanço de 1,15%, puxado pelo aumento nos custos de alimentação e transporte, com destaque para os itens: mamão papaya, alcatra, carne moída, tarifa de ônibus e de eletricidade.

continua após publicidade

Já a capital paulista segue logo abaixo, com alta de 1,14%. Ficaram mais caros no período os adoçantes, artigos de higiene e cuidado pessoal e alimento para animais domésticos. Brasília aparece na quinta colocação, com inflação de 0,92%, com os alimentos pesando mais no bolso, especialmente as carnes.

continua após publicidade

Belo Horizonte e Porto Alegre tiveram a menor aceleração entre as capitais pesquisadas, 0,89% e 0,62%, respectivamente. Com a diferença que na capital mineira, o preço dos alimentos teve aumento menor em relação a semana anterior; enquanto que na capital gaúcha, os alimentos é que puxaram o aumento da inflação, onde as carnes também ficaram mais caras.

continua após publicidade

O IPC-S acelerou na primeira semana de dezembro e ficou em 1,14%, maior resultado desde a primeira semana de fevereiro deste ano, quando o índice registrou variação de 1,33%. O grupo alimentos continua sendo o maior peso no bolso do consumidor.

A próxima divulgação dos resultados regionais do IPC-S será no dia 17.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Preços avançam em 6 de 7 capitais no início de dezembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!