MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Copom decide manter taxa Selic em 10,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 10,75% ao ano, nível em que se encontra desde 21 de julho deste ano. No primeiro semestre de 2010, em três encontros, o juro básico da economia brasileira havia sido

Da Redação

·
Agência Estado, 62 entre 65 instituições financeiras ouvidas previam a estabilidade do juro
Icone Camera Foto por Reprodução
Agência Estado, 62 entre 65 instituições financeiras ouvidas previam a estabilidade do juro
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2010, 01:26:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 10,75% ao ano, nível em que se encontra desde 21 de julho deste ano. No primeiro semestre de 2010, em três encontros, o juro básico da economia brasileira havia sido elevado num total de 2 pontos, configurando um curto ciclo de alta após a taxa ter ficado estável em 8,75% desde julho de 2009.

continua após publicidade

A decisão desta quarta-feira (8) à noite (a oitava e última reunião do Copom deste ano) ficou dentro do esperado pela maior parte dos analistas financeiros. De acordo com levantamento da Agência Estado, 62 entre 65 instituições financeiras ouvidas previam a estabilidade do juro.

continua após publicidade

As medidas de restrição ao crédito e de elevação do depósito compulsório bancário, anunciadas pelo BC na última sexta-feira, não mudaram a previsão da maioria dos economistas. Para grande parte das instituições ouvidas, havia espaço para uma elevação dos juros agora, mas o BC não aplicaria um aumento porque isso representaria uma mudança um tanto radical de postura diante de seus comunicados mais recentes. Três instituições financeiras que acreditavam na elevação da taxa básica de juros antes do anúncio do BC mantiveram a aposta no aperto monetário, ainda que entre os operadores do mercado de juros existisse uma convicção quase generalizada de que a Selic permaneceria nos 10,75% ao ano.

continua após publicidade

Esta foi a última decisão do BC sobre o juro básico da economia no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi presidido também pela última vez por Henrique Meirelles e contou com a presença de todos os diretores, inclusive o atual responsável pela cadeira de Normas e Organização do Sistema Financeiro, Alexandre Tombini. Tombini teve a indicação para a presidência do BC aprovada em sabatina realizada na última terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e deve assumir o comando da autoridade monetária no governo de Dilma Rousseff.

A ata da reunião de hoje será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 16 de dezembro. A próxima reunião do Copom ocorrerá nos dias 18 e 19 de janeiro de 2011.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Copom decide manter taxa Selic em 10,75% ao ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!