Economia

Inadimplência com cheque é a menor em 6 anos

Da Redação ·
 São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os estados com os menores índices
fonte: Veja.com
São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná são os estados com os menores índices

A inadimplência com cheques nos primeiros dez meses do ano atingiu o menor nível desde 2004, segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, divulgado ontem. Entre janeiro e outubro deste ano foram devolvidos 16,5 milhões de cheques no País, o equivalente a 1,78% do total de compensados. No mesmo período, em 2004, esse índice foi de 1,58%.

continua após publicidade

No período analisado, os Estados com maior porcentual de cheques devolvidos foram Amapá (10,93%), Maranhão (9,38%) e Roraima (8,99%). Já os Estados com menor porcentual foram São Paulo (1,34%), Rio de Janeiro (1,46%) e Paraná (1,56%). Com isso, a Região Norte apresentou o maior índice (4,02%), enquanto o Sudeste registrou o menor (1,45%).

continua após publicidade

De acordo com o levantamento, em outubro, 1,56% dos cheques compensados foram devolvidos por falta de fundos. Este foi o menor índice registrado desde janeiro de 2005. Na ocasião, houve 1,53% de devoluções.

Segundo o comunicado da Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, os recuos no porcentual de cheques devolvidos se devem, principalmente, "à preferência do consumidor em utilizar cartões de crédito, tanto nas vendas à vista quanto nas vendas a prazo". A perspectiva da instituição é de que a inadimplência com cheques continue caindo no fim de 2010 e sofra alguma pressão no primeiro trimestre de 2011, em razão das compras do consumidor no Natal.