MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Cartões não serão mais enviados sem pedido

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), Paulo Caffarelli, entregou na sexta-feira ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, um documento que formaliza o compromisso da indústria de meios eletrônicos de pagame

Da Redação

·
 Abecs afirma que não vai enviar cartões sem a prévia autorização do consumidor
Icone Camera Foto por Reprodução
Abecs afirma que não vai enviar cartões sem a prévia autorização do consumidor
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.11.2010, 01:48:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), Paulo Caffarelli, entregou na sexta-feira ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, um documento que formaliza o compromisso da indústria de meios eletrônicos de pagamento — bancos e operadoras de cartão de crédito — para implantar boas práticas e que visem o respeito do consumidor.


Neste documento, a Abecs se compromete com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério da Justiça, a não enviar cartões sem a prévia autorização do consumidor, a entregar uma cópia do contrato e de um sumário executivo com as principais cláusulas, os direitos e obrigações do consumidor e a prestar informações claras sobre o pagamento integral da fatura e as consquências da opção pelo pagamento do valor mínimo ou parcial, com o financiamento do saldo remanescente.


O compromisso firmado entre a Abecs e o DPDC veda qualquer forma de envio não solicitado de cartões de crédito aos consumidores. Quanto aos contratos de adesão de cartões, o emissor deve disponibilizar ao consumidor, no ato da contratação, uma cópia do contrato, além de um sumário executivo do contrato, redigido em linguagem clara, simples e objetiva, contendo as informações essenciais ao serviço de cartão de crédito.

continua após publicidade


Outra iniciativa muito importante do compromisso refere-se ao pagamento mínimo. O banco emissor tem o dever de incluir informações claras nas faturas impressas e eletrônicas, advertindo o consumidor quanto às conseqüências do pagamento mínimo ou parcial da fatura e ressaltando as informações dos encargos financeiros incidentes, de modo a não incentivar sua opção pelo consumidor.


“Trata-se de uma ação muito importante de uma indústria altamente promissora e competitiva, que cresce a taxas médias de 20% ao ano, e que almeja manter essa evolução de forma sustentável e sempre com respeito aos consumidores”, destaca o presidente da Abecs, Paulo Caffarelli.


Segundo dados do DPDC, os cartões de crédito foram responsáveis por 36,48% do total de reclamações da área de assuntos financeiros em 2009, sendo as mais recorrentes aquelas relacionadas a cobranças (74,32%).


De acordo com o ministro da Justiça, como há um grande aumento na base de consumidores que adotam o cartão de crédito e de débito para pagamento de contas, com a expansão da classe C, é importante o compromisso dos bancos para que as informações sejam mais qualificadas. “O principal é o aumento da transparência em relação aos serviços. Vamos ainda criar um ‘barômetro’ para medir se os compromissos adotados pelas empresas estão sendo seguidos”, afirmou Barreto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Cartões não serão mais enviados sem pedido "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!