Economia

Produção da indústria tem maior crescimento do País

Da Redação ·
Produção industrial paranaense cresceu 5,7% em setembro
fonte: AEN
Produção industrial paranaense cresceu 5,7% em setembro

A produção industrial paranaense cresceu 5,7% em setembro, em comparação a agosto, o que assegurou ao Estado a liderança nacional, de acordo com pesquisa do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (10). No confronto com o mesmo período do ano passado, a expansão industrial em setembro atingiu 22,5%, também o melhor resultado entre as unidades da Federação.
 

continua após publicidade

Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2010, o crescimento da indústria do Paraná alcançou 18,4%, variação que refletiu principalmente os bons desempenhos dos segmentos de veículos automotores, máquinas e equipamentos, edição e impressão e alimentos. No caso específico do ramo automobilístico, houve incremento de 72,3% na produção de janeiro a setembro deste ano, por conta da elevada demanda interna e da recuperação das exportações de veículos.
 

Para o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o Paraná oferece um inteligente conjunto de incentivos e benefícios fiscais que privilegiam tanto as empresas paranaenses, em especial as micro e pequenas empresas, como aquelas que vierem a se instalar ou expandir suas atividades no Estado, de origem nacional ou estrangeira.
 

continua após publicidade

“Existem incentivos fiscais para a importação de bens de capital e de insumos industriais e mercadorias”. O secretário exemplifica com o Programa Bom Emprego - voltado à geração de emprego e renda por meio da dilação do prazo para pagamento de imposto gerado por implantação, reativação ou expansão de indústrias.
 

De acordo com Julio Suzuki, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os significativos resultados da produção industrial paranaense em 2010 não deixam dúvida quanto à superação dos obstáculos impostos pela crise internacional, que afetou a performance do setor manufatureiro em 2009. “A indústria certamente contribuirá para um pronunciado crescimento da economia estadual em 2010”, afirma o pesquisador.