Economia

Libra tem entre 3,7 bi e 15 bi barris de petróleo, diz ANP

Da Redação ·
Plataforma de petróleo
fonte: Divulgação
Plataforma de petróleo

O Campo Libra pode ter reservas recuperáveis de petróleo de até 15 bilhões de barris, quase duas vezes acima das estimativas iniciais. Esta pode ser a maior descoberta de petróleo nas Américas em mais de 30 anos.

continua após publicidade

O petróleo foi encontrado na camada pré-sal no primeiro poço do campo, que pertence ao governo, segundo um comunicado da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis enviado por e-mail. A ANP disse que “até o momento, a profundidade atingida no poço em Libra é de 5.410 metros” e pode chegar a cerca de 6.500 metros no início de dezembro.

continua após publicidade

Reservas de 15 bilhões de barris seriam quase o dobro do volume no poço Tupi, da Petróleo Brasileiro SA. O volume superaria ainda as atuais reservas provadas brasileiras, em torno de 14 bilhões de barris, disse a ANP. Também ficaria acima de Cantarell, descoberto pelo México em 1976. O pré-sal brasileiro concentra as maiores descobertas de petróleo fora do Oriente Médio nos últimos dez anos, disse Julius Walker, um analista de petróleo na Agência Internacional de Energia, em Paris.

continua após publicidade

"Neste momento, ninguém, em lugar nenhum, está fazendo descobertas como essa", disse hoje Walker em uma entrevista por telefone. Para ele, as reservas brasileiras em alto-mar são as descobertas mais “empolgantes”.

A estimativa mais provável das reservas de Libra é de 7,9 bilhões de barris, disse o comunicado da ANP distribuído hoje por e-mail.