MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Em ata, BC cita influência dos alimentos sobre inflação

Os diretores do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reconhecem que a recente subida dos preços de alimentos influenciou a inflação nos últimos meses. "O cenário de curto prazo foi negativamente influenciado pela dinâmica dos preç

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2010, 16:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os diretores do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reconhecem que a recente subida dos preços de alimentos influenciou a inflação nos últimos meses. "O cenário de curto prazo foi negativamente influenciado pela dinâmica dos preços de alimentos, que, em parte, repercute choques de oferta", cita o documento da última reunião do comitê, realizada em outubro.

continua após publicidade

O colegiado reconhece ainda que há dificuldade na identificação de choques de oferta, como o de alimentos, e a intensidade desses movimentos. "Apesar da dificuldade em se identificar a natureza desses choques, bem como sua intensidade, duração e possibilidade de reversão, a política monetária deve atuar no sentido de impedir sua propagação, os chamados efeitos de segunda ordem."

continua após publicidade

A ata mostra ainda que houve aumento nas projeções de inflação para 2011, tanto no cenário de referência como no de mercado, mas elas ainda seguem em torno de 4,5%, o valor central da meta de inflação para o ano que vem. Para 2010, as projeções do Copom se elevaram e estão "sensivelmente" acima da meta de 4,5%.

continua após publicidade

Telefonia

A projeção do Copom para o reajuste de tarifas de telefonia fixa em 2010 recuou de 1,6% para 0,8%. Para a energia elétrica também houve recuo na projeção de 2010, embora mais discreto: de 3,7% para 3,6%. A autoridade monetária diminuiu ainda sua estimativa para a inflação dos preços administrados em 2011, de 4,4% para 4,3%. Para 2010, a estimativa desse grupo foi mantida em 3,6%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Em ata, BC cita influência dos alimentos sobre inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!