MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Contas de luz e telefone deverão subir menos este ano

Os preços dos serviços de energia elétrica e de telefonia devem subir menos até o fim do ano. É o que projetou o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, em sua reunião do último dia 20. A ata do encontro foi divulgada nesta quinta-feira

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2010, 21:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os preços dos serviços de energia elétrica e de telefonia devem subir menos até o fim do ano. É o que projetou o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, em sua reunião do último dia 20. A ata do encontro foi divulgada nesta quinta-feira (28).

continua após publicidade

A estimativa de reajuste da tarifa de telefonia fixa caiu para 0,8%, ante 1,6% previsto no documento anterior. Para a tarifa de eletricidade, a redução na projeção foi de 0,1 ponto percentual, para 3,6%. O Copom mantém a expectativa de que não haverá reajuste da gasolina e do gás de botijão neste ano.

continua após publicidade

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados em 2010, foi mantida a projeção de 3,6%, mesmo valor considerado na reunião de 31 de agosto e 1º de setembro.

continua após publicidade

Esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), correspondeu a quase um terço (29,35%) do total do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro.

O indicador é usado como a medida da inflação oficial do país. Entre janeiro e setembro, o IPCA ficou em 3,60% - acima do acumulado no mesmo período do ano passado.

continua após publicidade

Para 2011, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados foi reduzida para 4,3%, ante 4,4%, estimativa considerada na reunião anterior do comitê.

Nem a alta do preço dos alimentos vai fazer com que a inflação saia do centro da meta prevista de 4,5% para o IPCA. O Copom avalia que a inflação deve convergir para o centro da meta estipulada, por isso decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 10,75% ao ano, em sua reunião do último dia 20.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Contas de luz e telefone deverão subir menos este ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!