Economia

Encomendas à indústria sobem 24,4% na zona do euro

Da Redação ·

As novas encomendas industriais nos 16 países que utilizam o euro como moeda tiveram o maior ganho mensal dos últimos cinco meses e o maior ganho anual já registrado em agosto, segundo informou hoje a agência de estatísticas Eurostat. As encomendas industriais subiram 5,3% em agosto ante julho e aumentaram 24,4% em relação a agosto do ano passado - a mais forte alta deste o início da série, em 1996.

continua após publicidade

Os dados vieram melhores que as estimativas dos economistas, de aumento de 3% no mês e de 22% no ano. Os números de julho foram revisados para mostrar que as encomendas diminuíram 1,8% ante junho e subiram 11,7% ante julho do ano passado. A Eurostat informou que, excluindo a demanda por equipamentos de transporte pesado - como navios, ferrovias e aeronaves -, que tende a ser volátil e tem impacto imediato limitado sobre a produção, as encomendas industriais subiram 4,1% em agosto ante julho e 23,5% ante agosto de 2009 - o ganho anual mais forte desde maio de 2000.

continua após publicidade

Em relação a julho, as encomendas de bens de capital (máquinas, ferramentas e equipamentos) aumentaram 8,1% em agosto. O resultado indica o maior ganho desde meados de 2007 e uma reversão da queda de 4,6% registrada em julho. As informações são da Dow Jones.