MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Geithner trata questão cambial com vice-premiê chinês

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, se reuniu neste domingo com o vice-premiê chinês, Wang Qishan. O encontro ocorreu durante visita à China, em meio a crescentes preocupações relacionadas à questão cambial, segundo os governo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.10.2010, 10:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, se reuniu neste domingo com o vice-premiê chinês, Wang Qishan. O encontro ocorreu durante visita à China, em meio a crescentes preocupações relacionadas à questão cambial, segundo os governos de ambos os países.

continua após publicidade

No encontro, ocorrido na cidade portuária de Qingdao, Geithner e Wang trocaram pontos de vista sobre as relações entre EUA e China e discutiram preparativos para a reunião de líderes do G-20 - grupo das 20 maiores economias do mundo -, marcada para 11 e 12 de novembro.

continua após publicidade

Pequim está sob pressão de Washington para flexibilizar sua política cambial, que, segundo a Casa Branca, estaria inflando o superávit comercial da China e eliminando empregos nos EUA. Em 30 de setembro, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei que permitirá a Washington sancionar países que manipulem suas moedas com o intuito de obter vantagens comerciais. A proposta deverá ser votada pelo Senado depois das eleições de novembro.

continua após publicidade

Planos para o encontro entre Geithner e Wang foram anunciados no sábado, durante reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20 em Gyeongju, Coreia do Sul. Na ocasião, os participantes da reunião se comprometeram a evitar a manipulação cambial.

"Países com taxas de câmbio significativamente desvalorizadas se comprometeram a migrar para sistemas cambiais mais orientados pelo mercado, que reflitam os fundamentos econômicos, como a China está fazendo agora", afirmou Geithner no sábado.

continua após publicidade

Em junho, a China anunciou que flexibilizaria sua taxa de câmbio, mas o yuan se valorizou apenas 2% nos três meses seguintes. A valorização da moeda chinesa, no entanto, ganhou força desde que o projeto de sanção foi aprovado na Câmara dos Representantes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Geithner trata questão cambial com vice-premiê chinês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!