MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Venda de residências novas cai quase pela metade em São Paulo

As vendas de imóveis residenciais novos caíram quase pela metade (48,4%) entre julho e agosto deste ano na cidade de São Paulo. Segundo um balanço do setor divulgado nesta terça-feira (19) pelo Secovi-SP (das Empresas de Compra, Venda, Locação e Admini

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2010, 11:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas de imóveis residenciais novos caíram quase pela metade (48,4%) entre julho e agosto deste ano na cidade de São Paulo. Segundo um balanço do setor divulgado nesta terça-feira (19) pelo Secovi-SP (das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), foram fechados 1.638 negócios no período. Em julho, foram 3.177.

continua após publicidade

Os imóveis com dois dormitórios continuaram liderando as vendas, respondendo por quase a metade do (49,1%) do total negociado. As residências de três dormitórios responderam por pouco mais de 1 em cada 4 unidades vendidas (26,6%). O resto ficou para opções de um dormitório ou mais de quatro quartos.

continua após publicidade

Desde janeiro, as vendas somaram 21.820 unidades. Este número é 8,9% maior do que o comercializado no mesmo período em 2009.

continua após publicidade

Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi, diz que a burocracia e a lentidão para aprovar projetos novos na cidade ajudaram a diminuir o ritmo de negócios. Em agosto, a pesquisa do Secovi mostrou que a capital agora detinha só 1 em cada 3 (34,1%) negócios de imóveis novos – o restante migrou para a Grande São Paulo.

- Vale lembrar que a capital representava fatia superior a 83% das vendas no início de 2004.

continua após publicidade

Os lançamentos tiveram queda de 36,8% em agosto, atingindo 1.633 unidades. Em julho, este número bateu na casa das 2.582 unidades.

continua após publicidade

Para o Secovi, apesar da queda, o ano de 2010 ainda é positivo para o setor. Nos oito meses até agosto foram lançadas 17.781 unidades residenciais. Este número representa um aumento de 25,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

continua após publicidade

Em termos financeiros, as vendas de janeiro a agosto alcançaram R$ 8,3 bilhões, o que significa alta de 29,2% sobre os mesmos meses de 2009.

A velocidade de vendas, medida pela relação de imóveis comercializados sobre aqueles oferecidos, também diminuiu no oitavo mês do ano para 17,4%, ante 28,6% em julho. Isso significa que, se fossem ofertados cem imóveis no mês, ao menos 17 teriam sido vendidos. Em julho, de cada 100, seriam 28 vendidos.

No ano, a velocidade de vendas está em 21,9%, superior aos 14,3% vistos nos oito primeiros meses de 2009.

Copyright Thomson Reuters 2009

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Venda de residências novas cai quase pela metade em São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!