Economia

Calote do consumidor bate recorde no mês

Da Redação ·

O consumidor brasileiro está com dificuldade para pagar as compras que fez neste ano, diz pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian. O indicador de inadimplência apontou aumento de 1,6% em setembro sobre agosto. Trata-se do maior avanço para um mês de setembro desde 2000 (quando foi criado o indicador) e do quinto consecutivo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (15).

continua após publicidade

O calote nas faturas dos cartões de crédito e nas contas com as financeiras registraram a sétima alta consecutiva. As dívidas com os bancos apresentaram uma ligeira alta (0,2%).

continua após publicidade

Títulos protestados e cheques sem fundos registraram queda, mas o valor médio dos “borrachudos” cresceu 29,1%. Os valores dos títulos protestados e cartões de crédito e financeiras também apresentaram crescimento de 6,9% e 4,9%, respectivamente. As dívidas com os bancos registraram queda de 1,6%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os aumentos da renda e do emprego formal no país têm ajudado a evitar um crescimento acelerado do calote. Para outubro é esperado um novo aumento, devido às compras feitas para o Dia das Crianças - segundo a Serasa, a data foi a melhor para o comércio em 2010 até agora, com crescimento de 12% nas vendas.