Economia

Indústria paulista cria 13,5 mil vagas em setembro

Da Redação ·

Em setembro foram criados 13,5 mil postos de trabalho na indústria paulista, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (14) pela Fiesp (Federação das indústrias do Estado de São Paulo), o que representa um aumento no nível de emprego de 0,10% no mês ante agosto, na série com ajuste sazonal (que desconta variações específicas de cada mês).

continua após publicidade

Na série sem o indicador ajustado, o crescimento foi de 0,52% no mesmo período. O resultado positivo mostra que a indústria do Estado de São Paulo teve o 5º aumento mensal seguido.

continua após publicidade

Dos 22 setores analisados, 18 apresentaram aumento nas vagas. O segmento mais bem colocado foi o de Móveis (1,9%). Produtos diversos e equipamentos de informática, ambos com 1,4%, também ajudaram a puxar o crescimento dos postos.

continua após publicidade

O setor que relaciona derivados do petróleo e biocombustíveis liderou a queda de emprego, com fechamento de 1,2% das vagas.

Na comparação de setembro deste ano com o mesmo mês do ano passado, o índice registrou alta de 4,75%, o que representou a geração líquida de 120 mil vagas. No acumulado deste ano até o mês passado, o nível de emprego apresentou alta de 8,04%, o que significou a geração de 193,5 mil postos de trabalho.