Economia

BC europeu mantém taxa de juros em 1% ao ano

Da Redação ·

O Banco Central Europeu (BCE) manteve todas as suas principais taxas de juros durante a reunião de política monetária realizada hoje. Pelo 17º mês seguido, a principal taxa, a de refinanciamento, permanece em 1% ao ano, enquanto as taxas para a linha de depósito no overnight e a taxa para a linha de empréstimo marginal continuam em 0,25% e 1,7% ao ano, respectivamente. A decisão já era esperada.

continua após publicidade

Ainda nesta manhã o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, deve conceder entrevista. Trichet deve ser questionado sobre as implicações da apreciação do euro para a economia da região e para a política monetária no futuro. Ao contrário da maior parte dos grandes bancos centrais, o BCE está no meio de um processo de retirada gradual dos estímulos extraordinários oferecidos ao sistema monetário. Uma série de medidas não convencionais foram adotadas durante a crise financeira de 2008, trazendo grande liquidez ao mercado.

continua após publicidade

Essa liquidez foi reduzida em apenas 80 bilhões de euros na semana passada, uma vez que os bancos rolaram parte das operações de crédito de 12 meses que expiraram. O juro de curto prazo saltou, por consequência, mas recuou desde então, com os bancos se ajustando à nova condição. As informações são da Dow Jones.