Economia

Produção industrial do Paraná tem a maior queda do País

Da Redação ·
Na comparação com igual mês do ano anterior, os resultados foram positivos nas 14 regiões pesquisadas
fonte:
Na comparação com igual mês do ano anterior, os resultados foram positivos nas 14 regiões pesquisadas

Entre julho e agosto deste ano, a produção industrial caiu em nove dos 14 locais pesquisados, já descontadas as influências sazonais, de acordo com a pesquisa divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Paraná, com queda de 7,2%, assinalou o recuo mais acentuado, influenciado principalmente pela paralisação técnica ocorrida no setor de refino de petróleo e produção de álcool.
 

continua após publicidade

Entretanto, na comparação com igual mês do ano anterior, os resultados foram positivos nas 14 regiões pesquisadas. No Paraná, a taxa de crescimento foi de 9,1%.
 

Na evolução dos índices quadrimestrais, o setor industrial avançou 10,8% no período maio-agosto, ritmo menos intenso que os 18,0% registrados nos quatro primeiros meses do ano, ambas as comparações contra igual período do ano anterior. Isso reflete não só o comportamento mais moderado da atividade industrial nos últimos meses, mas também a elevação da base de comparação. Os dois únicos locais que apontaram ganho de dinamismo entre esse dois períodos foram Ceará (de 15,3% para 17,8%) e Paraná (de 11,6% para 23,9%).