MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Para Mantega, mundo enfrenta guerra comercial

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje em palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que o mundo enfrenta uma "guerra comercial" e uma "guerra cambial". Segundo ele, governos de vários países, incluindo Estados Unid

Da Redação

·
 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje em palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que o mundo enfrenta uma "guerra comercial" e uma "guerra cambial"
Icone Camera Foto por Arquivo
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje em palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que o mundo enfrenta uma "guerra comercial" e uma "guerra cambial"
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2010, 00:37:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje em palestra na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que o mundo enfrenta uma "guerra comercial" e uma "guerra cambial". Segundo ele, governos de vários países, incluindo Estados Unidos e Japão, estão permitindo a desvalorização de suas moedas a fim de conquistar mercados de países que apresentam bom desempenho interno de suas economias, como é o caso do Brasil.

continua após publicidade

Mantega ressaltou que a próxima reunião do G-20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) levará as autoridades do grupo à manifestação de que a gestão cambial precisa ser muito mais harmoniosa entre seus participantes. "Eu acho que o câmbio flutuante é o melhor sistema, mas precisa ser flutuante para todo mundo", comentou.

continua após publicidade

O ministro da Fazenda destacou que a desvalorização de moedas internacionais, como o dólar norte-americano, traz preocupações legítimas às indústrias brasileiras. "Há países usando a vantagem cambial através de artificialismos. Temos de preservar o Brasil, o mercado interno", comentou. "Não é justo para nós, que conseguimos manter o mercado interno elevado, que ele seja aproveitado por outros países." Mantega enfatizou que o Brasil precisa ser mais duro na política antidumping para evitar o ingresso de mercadorias de outros países de forma predatória para a indústria nacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Para Mantega, mundo enfrenta guerra comercial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!