Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Mercado imobiliário de SP avança quase 50% em 2017

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

ANAÏS FERNANDES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após três anos em queda, o mercado de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo reagiu e cresceu em 2017, impulsionado pelo segmento econômico.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Foram 28,7 mil unidades lançadas, alta de 48% em relação a 2016, informou nesta terça (20) o Secovi-SP (sindicado do mercado imobiliário). As vendas subiram 46%, com 23,6 mil apartamentos comercializados.

Oferta e demanda se concentraram em unidades de dois quartos, menos de 45 metros quadrados e de até R$ 240 mil. Além disso, a participação do MCMV (Minha Casa Minha Vida) nos lançamentos passou de 23% em 2016 para 36% em 2017.

Neste ano, porém, o Secovi estima que o número de unidades lançadas ficará estável, "porque não sabemos se conseguiremos aprovar tantos projetos do MCMV", disse Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato. A expectativa é que as vendas cresçam de 5% a 10%.

publicidade

O Ministério das Cidades anunciou uma meta de contratação de 650 mil unidades dentro do MCMV para 2018, mas disse que ainda não é possível determinar a segmentação por Estado.

O balanço do Secovi mostrou ainda estabilidade do valor médio do metro quadrado lançado na comparação anual, avaliado em R$ 8.700. A queda do preço real (corrigido pelo INCC), no entanto, desacelerou, recuando 4,4% em 2017, ante queda anterior de 7,3%.

Segundo Petrucci, essa curva pode se reverter até o terceiro trimestre de 2018. "Aí poderemos ter a volta do aumento real do preço", diz.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline