Economia

Burger King aceita oferta de brasileiros

Da Redação ·
 Burger King opera 11 mil lojas em 65 países
fonte: 25.10.2009/AP
Burger King opera 11 mil lojas em 65 países

Primeiro foi a bebida. Agora é a comida. Os brasileiros vêm dominando os ícones do cardápio dos norte-americanos: o gigante americano do fast-food Burger King aceitou nesta quinta-feira (2) uma oferta de compra de cerca de R$ 7 bilhões (US$ 4 bilhões) do grupo financeiro 3G Capital, dos bilionários brasileiros Marcel Telles, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira.

continua após publicidade

Trata-se do segundo ícone americano que passa para as mãos de brasileiros - o primeiro foi a cerveja Budweiser, fabricada pela Anheuser-Busch (que foi comprada em 2008 pela InBev, comandada pelo brasileiro Carlos Brito). Telles, Lemann e Sicupira, por sua vez, são os fundadores da AmBev - que faz parte da InBev.

continua após publicidade

Segundo reportagem no site do jornal americano The New York Times, o negócio “marca a contínua ascensão do Brasil como um grande jogador entre as grandes corporações”.

continua após publicidade

Em um comunicado divulgado no site do Burger King, o sócio da 3G Alexandre Behring disse que a marca de fast-food tem uma sólida rede de franqueados, uma marca simbólica e uma grande oferta de produtos, que fazem da operação uma “perfeita combinação” para a 3G, que tem um “longo registro de investimentos em marcas globais de consumo e de empresas de varejo”.

Em julho de 2005, o Burger King abriu seu primeiro restaurante de rua na cidade de São Paulo, entre as avenidas Santo Amaro e Hélio Pellegrino, na zona sul, mas a rede está no país desde 2004.

continua após publicidade

O sistema Burger King opera mais de 11 mil restaurantes em 65 países e territórios no mundo todo; desse total, 90% são de propriedade de franqueados independentes.