Economia

Banco de Portugal autoriza abertura de contas pela internet e videoconferência

Da Redação ·
Clientes de bancos em Portugal vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais  - Foto: Arquivo/imagem ilustrativa
Clientes de bancos em Portugal vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais - Foto: Arquivo/imagem ilustrativa

Os clientes de instituições bancárias vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais (online e mobile), comprovando os seus dados de identificação através videoconferência, anunciou nesta segunda-feira (26) o Banco de Portugal (BdP), conforme o portal lusitano Público.

continua após publicidade

Tal viabilização foi possível por conta da alteração ao Aviso n.º 5/2013, no momento em que cresce a expectativa de acesso ao banco à distância. A partir de agora, deixa de ser obrigatório que o cliente tenha de se deslocar aos balcões.

Crescente digitalização
O BdP argumenta que a medida foi tomada em razão da crescente digitalização dos produtos e dos serviços bancários, das novas expectativas e necessidades dos clientes bancários e da importância de assegurar condições de equidade entre as instituições de crédito sediadas em Portugal e as sediadas em outros países da União Europeia”.