MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Produção cresce em metade do país

A produção industrial brasileira cresceu em julho em sete das 14 regiões do país pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A maior expansão foi registrada em Goiás (10,3%), que praticamente recuperou a perda de 10,7% obse

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2010, 11:27:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A produção industrial brasileira cresceu em julho em sete das 14 regiões do país pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A maior expansão foi registrada em Goiás (10,3%), que praticamente recuperou a perda de 10,7% observada no mês anterior. Bahia (3,6%), Rio Grande do Sul (3,3%), região Nordeste (1,7%), Rio de Janeiro (1,1%) e São Paulo (0,5%) completaram o conjunto de locais que cresceram acima da média nacional (0,4%).

continua após publicidade

O ritmo da produção influencia diretamente as contratações e desligamentos de trabalhadores da indústria. Se o índice começa a cair, pode ocorrer corte de vagas - como o observado durante a crise financeira mundial, que atingiu a economia brasileira no início do ano passado.

continua após publicidade

Minas Gerais (0,1%) e Espírito Santo (-0,2%) praticamente repetiram o patamar de junho. Os resultados negativos no período foram registrados por: Pará (-0,7%), Pernambuco (-1,2%), Amazonas (-1,3%), Ceará (-1,5%), Paraná e Santa Catarina (ambos com recuo de 2,9%).

continua após publicidade

A pesquisa industrial mensal, divulgada na terça-feira (31), mostrou que a produção cresceu 0,4% em julho na comparação com junho, primeira alta depois de três meses consecutivos de queda. Na relação com julho de 2009, a expansão foi de 8,7% - índice que completa uma série de nove meses seguidos de taxas positivas.

A pesquisa do IBGE leva em conta 27 subsetores da indústria e, em julho, 17 deles registraram aumentos.

continua após publicidade

Na comparação com julho de 2009, todos os locais tiveram avanço - com exceção de Santa Catarina, que apontou variação negativa de 0,1%. O maior nessa comparação foi o registrado no Espírito Santo (24,7%), seguido por Paraná (18,1%), Amazonas (16,4%), Bahia (14,4%), região Nordeste (14,3%), Ceará (13,4%), Pernambuco (13,3%) e Minas Gerais (11,2%).

continua após publicidade

Goiás, com crescimento de 8,8%, também ficou acima da média nacional (8,7%), enquanto Rio Grande do Sul (8,6%), Rio de Janeiro (8%), São Paulo (7,9%) e Pará (3,9%) também tiveram crescimento.

continua após publicidade

Maior desde 1991

No acumulado entre janeiro e julho deste ano, a produção industrial cresceu 15%, na comparação com o mesmo período do ano passado; foi o maior avanço para o período desde 1991. Segundo o economista André Macedo, os primeiros sete meses de 2010 mostram um cenário de recuperação, após o "tombo" sofrido pela indústria por conta da crise global, cujo período mais agudo foi iniciado em setembro de 2008.

continua após publicidade

O mesmo não pode ser dito dos primeiros meses de 2009, que ainda mostravam os efeitos negativos da crise na atividade industrial.

- Estamos comparando períodos muito diferentes. Um é o da recuperação da indústria este ano, com trajetória ascendente. E o outro foi afetado pela crise.

O ritmo da produção influencia diretamente as contratações e desligamentos de trabalhadores da indústria. Se o índice começa a cair, pode ocorrer corte de vagas - como o observado durante a crise financeira mundial, que atingiu a economia brasileira no início do ano passado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Produção cresce em metade do país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!