Economia

Copom decide manter taxa Selic em 10,75% ao ano

Da Redação ·
A decisão de hoje (a sexta reunião do Copom deste ano) ficou dentro do esperado da maior parte dos analistas
fonte: Reprodução
A decisão de hoje (a sexta reunião do Copom deste ano) ficou dentro do esperado da maior parte dos analistas

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu hoje manter a taxa Selic em 10,75% ao ano. Nas três últimas reuniões do comitê, em 28 de abril, 9 de junho e 21 de julho deste ano, o juro básico da economia brasileira havia sido elevado no total de 2 pontos, iniciando um ciclo de alta após a taxa ter ficado estável em 8,75% desde julho de 2009.

continua após publicidade

A decisão de hoje (a sexta reunião do Copom deste ano) ficou dentro do esperado da maior parte dos analistas financeiros. De acordo com sondagem da Agência Estado feita com 70 instituições financeiras na semana passada, 60 previam a estabilidade do juro. Vale destacar ainda que a maioria das casas consultadas aposta também que a Selic seguirá estável, chegando ao final de dezembro nos mesmos 10,75% de hoje. Para os analistas, sinais de acomodação da inflação e desaceleração da economia justificam o fim do ciclo de alta do juro.

continua após publicidade

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 19 e 20 de outubro. A ata da reunião de hoje será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 9 de setembro.