MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ipea: endividamento das famílias ainda é baixo no Brasil

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, afirmou hoje que o índice de endividamento das famílias brasileiras ainda está muito baixo. O índice de expectativas das famílias (IEF), divulgado hoje pelo instituto, re

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.08.2010, 20:59:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, afirmou hoje que o índice de endividamento das famílias brasileiras ainda está muito baixo. O índice de expectativas das famílias (IEF), divulgado hoje pelo instituto, revelou que 11,08% dos pesquisados afirmaram estar muito endividados, ao passo que cerca de 72% disseram estar pouco endividados ou não terem dívidas.

continua após publicidade

"Olhando para outros países, esse é um nível de endividamento muito baixo, pois a presença de crédito no Brasil também é muito baixa", afirmou. A pesquisa mostrou ainda que, entre as famílias endividadas, 37,8% afirmaram não ter condições de pagar suas contas atrasadas. Por outro lado, 22,8% disseram não ter condições de quitá-las integralmente e 36,7% disseram poder pagá-las apenas em parte.

continua após publicidade

A região em que mais famílias declararam não ter capacidade de pagamento de contas atrasadas é a Norte, com 53,3%. Na avaliação de Pochmann, os dados da pesquisa indicam que é fundamental que o Brasil mantenha o ritmo de expansão econômica. "Isso dará mais conforto a essas famílias para ter condições de pagar suas dívidas. Ao mesmo tempo, é preciso avançar na educação financeira das famílias para que possam usar melhor os instrumentos de crédito do país", afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ipea: endividamento das famílias ainda é baixo no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!