Economia

Dez cidades do Paraná estão entre as que mais geraram vagas de empregos no País

Da Redação ·
Agência do Trabalhador em Curitiba - Foto: José Fernando Ogura/ANPr
Agência do Trabalhador em Curitiba - Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O Paraná tem dez cidades entre as que mais geraram empregos formais no País, no primeiro quadrimestre deste ano. Levantamento do Ipardes, com base nos dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostra que Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais, Pato Branco, Curitiba, Capanema, Palotina, Rio Negro, Medianeira e Telêmaco Borba aparecem nessa lista. 

continua após publicidade

O Paraná encerrou os primeiros quatro meses do ano com um saldo e 23.159 vagas. “A indústria, os serviços e a construção civil geraram a maior parte das novas vagas nesses dez municípios. Mas a melhora em criação de empregos é abrangente no Estado. Dos 399 municípios, 65% tiveram saldos positivos no período”, informa Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes. 

Maringá com maior saldo
Maringá, no Noroeste do Estado, foi a cidade com maior saldo de vagas no primeiro quadrimestre, com 1.348 vagas, geradas, principalmente, pela agroindústria e pela indústria metalmecânica. A cidade ficou na 23ª posição entre os 100 municípios que mais criaram vagas com carteira assinada no País.