MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Fiesp alerta para risco dos importados na economia

O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, disse hoje que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o mérito de trazer para o consumo 55 milhões de novos consumidores, mas res

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2010, 11:23:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Benjamin Steinbruch, disse hoje que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve o mérito de trazer para o consumo 55 milhões de novos consumidores, mas ressaltou que, como a economia não está bem "lá fora", a questão dos importados se torna um risco iminente para a política econômica adotada. Ele participa hoje do 7º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.

continua após publicidade

Steinbruch se referiu às turbulências internacionais como uma "crise serrote", devido à "inconstância", ao "sobe e desce lá de fora". Ele afirmou ainda que seus comentários não são uma crítica ao governo, mas um apoio, e se referiu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que também participa do evento, como "sempre próximo".

continua após publicidade

"Desenvolvemos um modelo brasileiro que, eventualmente, pode ser replicado em outros países: salário, com mais renda e mais crédito, que se tornam mais consumo. Acho que nunca estivemos tão bem. É a primeira vez, nos 40 anos em que trabalho, que vejo o Brasil crescer voltado para dentro", disse o presidente em exercício da Fiesp.

Na avaliação de Steinbruch, os riscos desse modelo são a moeda valorizada, "que vai nos custar caro em algum momento", os juros elevados, que fizeram com que muitos empregos deixassem de ser criados, e os "gastos públicos descontrolados". "Estamos vivendo mais um modelo de desindustrialização que de industrialização", afirmou, destacando o déficit na balança comercial de manufaturados. "Combustíveis, grãos e minério de ferro mascaram o resultado da balança", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Fiesp alerta para risco dos importados na economia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!