MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Sentimento econômico sobe em agosto

Os consumidores dos 16 países que utilizam o euro como moeda se tornaram mais otimistas sobre a perspectiva para a economia e menos receosos de perderem seus empregos em agosto, o que levou a uma retomada da confiança na região. De acordo com a pesquis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2010, 08:45:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os consumidores dos 16 países que utilizam o euro como moeda se tornaram mais otimistas sobre a perspectiva para a economia e menos receosos de perderem seus empregos em agosto, o que levou a uma retomada da confiança na região. De acordo com a pesquisa mensal da Comissão Europeia, divulgada hoje, o índice do sentimento econômico (ESI, na sigla em inglês) aumentou para 101,8 em agosto na zona do euro, ante os 101,1 registrados no mês passado. Este foi o terceiro mês seguido de crescimento. A leitura ficou em linha com as projeções dos analistas.

continua após publicidade

A alta sugere que a economia da zona do euro continuará a crescer nos próximos meses. A medida principal da confiança do consumidor subiu acentuadamente, de -14 em julho para -11 em agosto. A Comissão Europeia havia previsto, na semana passada, uma alta para -11,7, enquanto os economistas esperavam uma leitura de -12.

continua após publicidade

O índice de confiança industrial ficou inalterado em -4 em agosto, em linha com as previsões. Os indicadores de confiança dos setores de varejo e construção também não mostraram alteração, permanecendo em -4 e -29, respectivamente. Já o índice de confiança do setor de serviços subiu de 6 em julho para 7 em agosto.

continua após publicidade

A pesquisa trimestral da Comissão Europeia dos produtores de manufaturas mostrou que as fábricas da zona do euro estavam operando com 77,4% da capacidade em julho, um aumento em relação aos 75,5% em abril. Este é o maior nível de capacidade utilizada desde o quarto trimestre de 2008. Já o índice de clima para negócios - uma medida separada do ambiente para os produtores de manufaturas da zona do euro - recuou para 0,61 em agosto, de 0,63 no mês anterior.

Países

continua após publicidade

O índice do sentimento econômico da Alemanha e da França subiu em agosto, enquanto o da Itália registrou queda, puxado pelo enfraquecimento da confiança do consumidor e das empresas. O ESI da Grécia aumentou pelo terceiro mês seguido, conduzido pela recuperação da confiança do consumidor. Embora o índice esteja em 67,9, ele continua bem abaixo da média de longo prazo de 100.

O índice do sentimento econômico da Espanha se recuperou da queda registrada em julho, mais uma vez refletindo uma melhora significante da confiança do consumidor espanhol. O índice de Portugal recuou, no entanto, puxado pela queda da confiança do setor de serviços e de varejo. Nos 27 países da União Europeia, o sentimento econômico também melhorou em agosto, com o ESI do bloco apresentando elevação de 102,1 para 102,7. O ESI do Reino Unido subiu pelo terceiro mês seguido, com o fortalecimento da confiança do consumidor e de todos os setores da economia. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Sentimento econômico sobe em agosto "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!