MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Consumo em residências é o maior desde 2001 no país

O consumo médio de energia elétrica residencial entre janeiro e julho deste ano ficou em 157,2 KWh/mês, sendo o maior desde 2001, segundo análise feita pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgada nesta segunda-feira (23). Em números, o resultad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.08.2010, 17:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O consumo médio de energia elétrica residencial entre janeiro e julho deste ano ficou em 157,2 KWh/mês, sendo o maior desde 2001, segundo análise feita pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética) divulgada nesta segunda-feira (23). Em números, o resultado aponta que no mês passado o total de consumidores residenciais chegou a 57,1 milhões.

continua após publicidade

O resultado foi puxado pelo aumento no consumo das famílias residentes nas regiões Norte e Nordeste do país, beneficiadas pelos programas de transferência de renda e pelo aumento nas compras de equipamentos eletrônicos – como condicionadores de ar. Somente no mês passado, essa região registrou crescimento de 13,9%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

continua após publicidade

A região Sudeste não registrou crescimento no consumo, em decorrência dos fracos desempenhos dos Estados do Espírito Santo (-3,6%) e São Paulo (-1,2%), em decorrência de uma menor quantidade de dias analisados e também do baixo consumo devido ao frio.

continua após publicidade

Segundo a empresa, ligada ao Ministério de Minas e Energia, as indústrias brasileiras consumiram 15.915 gigawatts-hora (GWh) no mês passado, alta de 13,7% em relação ao mesmo período do ano passado. O recorde anterior foi registrado em agosto de 2008, quando o consumo totalizou 15.823 GWh.

"A trajetória recente do consumo desta classe, bem como a evolução dos principais indicadores internos de atividade, evidenciam que a retomada da indústria nacional vem se dando não apenas pelo chamado efeito base da crise de 2009, mas também pelo fato de apresentar viés de crescimento e aceleração das atividades econômicas de maneira mais ampla", disse a EPE, em nota.

continua após publicidade

No acumulado do ano, o segmento industrial consumiu 105.573 GWh de energia elétrica, alta de 13,9 % ante os primeiros sete meses de 2009. O forte crescimento do consumo das indústrias no último mês fez com que o consumo total de energia avançasse 8,4% em julho em relação ao mesmo período do ano passado, para 34.382 GWh.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Consumo em residências é o maior desde 2001 no país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!