Economia

Especialista revisa padrões sazonais que influenciaram mercados cambiais nos últimos anos

Da Redação ·
Especialista revisa padrões sazonais que influenciaram mercados cambiais nos últimos anos. Foto: reprodução
Especialista revisa padrões sazonais que influenciaram mercados cambiais nos últimos anos. Foto: reprodução

O analista de moedas para a DailyFX, Christopher Vecchio, revisou os padrões sazonais que influenciaram os mercados cambiais nos últimos anos. De acordo com ele, foram analisados todos os meses de janeiro a novembro de 2016. Como base comparativa o especialista usou o período de 1996 a 2015, em reconhecimento da evolução da relação entre dados econômicos, bancos centrais e mercados financeiros.

continua após publicidade

A observação captura vários eventos, períodos de crise que os comerciantes podem encontrar análogos aos eventos que se desenrolam hoje, mesmo que as ramificações da Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) não sejam claras: a crise asiática; A bolha de tecnologia dos EUA; A bolha imobiliária dos EUA; A bolha global de commodities; E os ciclos anteriores de taxa de caminhadas e de corte de taxa, dos principais bancos centrais, durante os períodos normais (antes de 2008) ou extraordinários (pós-2008).

Agora que o referendo italiano está no espelho retrovisor, os mercados serão rápidos para se concentrar nas decisões do Banco Central Europeu e do Federal Reserve em 8 de dezembro e 14 de dezembro, respectivamente. Tendo em conta a rapidez com que os preços têm sido fixados tanto no BCE como na política do Fed, existe um potencial excepcional para os cruzamentos EUR reverterem as recentes perdas e pares em USD para inverter ganhos recentes.

continua após publicidade

Clique aqui e confira as tabelas.