MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Serasa: cheque sem fundo é 1,74% do total em julho

A inadimplência em operações com cheques segue em queda em todo o País, informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Em julho, foram devolvidos 1,74% dos cheques, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2010, 21:29:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A inadimplência em operações com cheques segue em queda em todo o País, informou hoje a Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito. Em julho, foram devolvidos 1,74% dos cheques, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Este é o menor índice para um mês de julho desde 2004, quando foram devolvidos 1,56% dos cheques. No mês passado, cerca de 92 milhões de cheques foram compensados, enquanto 1,6 milhão foram devolvidos por falta de fundos. Em junho, o índice havia ficado em 1,75%.

continua após publicidade

No acumulado de janeiro a julho, 652,5 milhões de cheques foram compensados no País e 12,1 milhões foram devolvidos (1,86% do total). De acordo com a Serasa Experian, o resultado dos sete primeiros meses de 2010 revela uma evolução em relação ao verificado no mesmo período do ano passado, quando 2,29% dos cheques não tinham fundos.

continua após publicidade

"A inadimplência com cheques evolui na direção oposta ao verificado com cartões de crédito, financeiras e dívidas com bancos", registraram os analistas da Serasa Experian no documento de divulgação do indicador. "O consistente recuo nos cheques devolvidos por falta de fundos se deve à preferência do consumidor por dívidas com prazos mais longos que o pré-datado e que ofereçam a possibilidade de negociar a prestação devida. Com o endividamento em alta, crescendo acima da massa salarial, o consumidor procura alternativas que lhe proporcionem flexibilidade na amortização de suas dívidas."

continua após publicidade

A expectativa da Serasa Experian é de que, no curto prazo, o índice de cheques sem fundos continue a cair de forma moderada. "Essa tendência pode ser alterada no último trimestre do ano, com a chegada do Dia das Crianças e do Natal, quando o consumidor acaba procurando diversas formas de parcelamento."

Nos Estados, o maior porcentual de cheques sem fundos foi identificado no Amapá, onde o índice de devolução de janeiro a julho foi de 11,25%. Em São Paulo, região com menor porcentual de inadimplência, 1,41% dos cheques voltaram. Na sequência aparece o Rio de Janeiro, com 1,53%.

continua após publicidade

O Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos considera as devoluções, em todo o País, em relação ao total de compensações. Pela metodologia utilizada, apenas cheques em segunda devolução são levados em conta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Serasa: cheque sem fundo é 1,74% do total em julho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!