Economia

Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp

Da Redação ·
 Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp
fonte: www.atarde.com.br
Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp

A participação das exportações no total produzido pela indústria de transformação do país diminuiu de 22,1% para 21,2% no ano passado, em relação a 2008. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a queda do desempenho das exportações foi puxada pela redução das vendas das indústrias de maior intensidade tecnológica: máquinas e equipamentos (-6,3 %), veículos e autopeças (-5,8%) e aeronaves, ferrovias e embarcações (-15,2%).

O desempenho das exportações industriais só não foi pior devido ao bom resultado de setores ligados a extração de recursos naturais, que venderam mais para a China, como foi o caso das indústrias extrativas de minérios e o setor de papel e celulose.

Ainda de acordo com a pesquisa, a participação dos importados no consumo brasileiro de produtos industriais interrompeu cinco anos seguidos de crescimento e recuou em 2009 para 19,2% (1,7 ponto percentual abaixo dos 20,9% registrados em 2008).

O diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Giannetti, avaliou que o desempenho das importações pode ser explicado por efeitos da crise internacional, que reduziu preços de produtos brasileiros, o que provocou a substituição de importados.

Com a tendência de aumento das importações, Giannetti acredita que o superávit comercial do país deverá cair para faixa entre zero a US$ 5 bilhões neste ano, ante os cerca de US$ 25 bilhões de 2009.

Ele também lembrou que a desvalorização do real nos primeiros momentos de turbulência econômica desestimulou as compras externas. Para o economista, o câmbio ainda está valorizado e pode prejudicar a competitividade da indústria brasileira.

 

continua após publicidade