MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp

A participação das exportações no total produzido pela indústria de transformação do país diminuiu de 22,1% para 21,2% no ano passado, em relação a 2008. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a queda do desempenho

Da Redação

·
 Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp
Icone Camera Foto por www.atarde.com.br
Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.03.2010, 09:22:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A participação das exportações no total produzido pela indústria de transformação do país diminuiu de 22,1% para 21,2% no ano passado, em relação a 2008. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a queda do desempenho das exportações foi puxada pela redução das vendas das indústrias de maior intensidade tecnológica: máquinas e equipamentos (-6,3 %), veículos e autopeças (-5,8%) e aeronaves, ferrovias e embarcações (-15,2%).

O desempenho das exportações industriais só não foi pior devido ao bom resultado de setores ligados a extração de recursos naturais, que venderam mais para a China, como foi o caso das indústrias extrativas de minérios e o setor de papel e celulose.

Ainda de acordo com a pesquisa, a participação dos importados no consumo brasileiro de produtos industriais interrompeu cinco anos seguidos de crescimento e recuou em 2009 para 19,2% (1,7 ponto percentual abaixo dos 20,9% registrados em 2008).

O diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Giannetti, avaliou que o desempenho das importações pode ser explicado por efeitos da crise internacional, que reduziu preços de produtos brasileiros, o que provocou a substituição de importados.

Com a tendência de aumento das importações, Giannetti acredita que o superávit comercial do país deverá cair para faixa entre zero a US$ 5 bilhões neste ano, ante os cerca de US$ 25 bilhões de 2009.

Ele também lembrou que a desvalorização do real nos primeiros momentos de turbulência econômica desestimulou as compras externas. Para o economista, o câmbio ainda está valorizado e pode prejudicar a competitividade da indústria brasileira.

 

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Participação das exportações na produção industrial caiu em 2009, diz Fiesp"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!