Economia

Usinas de Santo Antônio e de Jirau geram 25 mil empregos

Da Redação ·

Após visitar as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, em Rondônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que ambas as obras geram 25 mil empregos para o país. No programa semanal Café com o Presidente, ele disse ainda que é possível que a produção de energia comece ainda em 2011.

continua após publicidade

“Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas pra trabalhar nessas empresas. Portanto, estamos qualificando uma mão de obra que não existia mais no Brasil, porque o Brasil tinha deixado de investir em grandes projetos de infraestrutura, sobretudo, na questão energética”, afirmou.

Lula lembrou que poucos países no mundo têm o potencial brasileiro para produzir energia elétrica a partir da água. Segundo ele, problemas de ordem ambiental relacionados às comunidades que vivem nos locais das obras foram “resolvidos da melhor forma possível”.

continua após publicidade

“Temos consciência de que é preciso produzir energia limpa, de que é preciso preservar o meio ambiente. E temos mais consciência ainda de que é necessário cuidar para que a comunidade, sejam trabalhadores, pequenos proprietários, indígenas, possa viver dignamente, sem sere prejudicada pela hidrelétrica”, disse.

A Usina de Jirau terá capacidade de produção de 3.300 megawatts, suficiente para abastecer 10 milhões de casas. A previsão é que a hidrelétrica comece a operar em 2012. Já a Usina de Santo Antônio tem potência instalada de aproximadamente 3.200 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências. Estima-se que esteja em pleno funcionamento em novembro de 2015. As informações são do Ministério de Minas e Energia.