MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Exportação de açúcar cresce 23% em Paranaguá

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) facilitou o atendimento de navios que exportam açúcar em função do aumento na demanda registrada nos últimos meses. Na medida do possível, a Appa está atracando mais que um navio de açúcar ensac

Da Redação

·
Acúçar no Porto de Paranaguá
Icone Camera Foto por Rodrigo Leal /APPA
Acúçar no Porto de Paranaguá
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.08.2010, 15:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) facilitou o atendimento de navios que exportam açúcar em função do aumento na demanda registrada nos últimos meses. Na medida do possível, a Appa está atracando mais que um navio de açúcar ensacado. O objetivo é atender a demanda excepcional pelo produto.

continua após publicidade

Nesta quinta-feira, havia três navios atracados para movimentação do produto e outros 29 esperando para atracar. O aumento dos navios em espera foi agravado pelas condições climáticas adversas das últimas semanas. É que, com chuva, os navios de açúcar ensacado e a granel não operam.

Até agora, o Porto de Paranaguá movimentou 2,12 milhões de toneladas de açúcar, quantidade 23% superior à movimentada no mesmo período do ano passado. A expectativa das empresas que movimentam o produto por Paranaguá é que, até o fim do ano, sejam exportadas 3,5 milhões de toneladas de açúcar.

continua após publicidade

De acordo com o superintendente dos Portos do Paraná, Mário Lobo Filho, o movimento excepcional do açúcar tem a ver com a quebra da produção indiana, o que fez aumentar a procura pelo açúcar brasileiro. “Hoje a Índia é um dos maiores importadores do açúcar que sai por Paranaguá. Neste ano, 22% das nossas exportações foram para lá e 23% para a Rússia. Nosso porto é bastante flexível e estamos usando mais berços para atender a esta demanda”, disse Lobo Filho.

A facilidade soma-se à atual estrutura disposta pelo Porto de Paranaguá, com dois berços exclusivos e de grande capacidade para embarque de açúcar a granel que, juntos, têm capacidade de embarque de 2.500 toneladas por hora.

continua após publicidade

De acordo com o gerente comercial da Companhia Brasileira de Logística, Helder Sergi Catarino, a alta demanda pelo açúcar brasileiro deve permanecer até dezembro deste ano. “Para 2011, pelo que tudo indica, este crescimento nas exportações deve continuar e aumentar anualmente”, afirma. É que o consumo do açúcar cresceu no mercado internacional. Países como a China, que não importavam o açúcar brasileiro, passaram a ser grandes importadores. “Então, mesmo normalizando a safra indiana, teremos grande demanda”, disse Catarino.

“A estrutura operacional que o Porto de Paranaguá dispõe hoje é capaz de atender a um volume de exportação de açúcar de até 4,5 milhões de toneladas. Isso significa que estamos aptos a atender esta atual demanda e temos espaço para crescer ainda mais”, afirma Catarino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Exportação de açúcar cresce 23% em Paranaguá"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!