Economia

Calote diminuiu quase 6% no mês de julho

Da Redação ·
 Calote diminuiu quase 6% no mês de julho
fonte: Google Imagens/ajudawp.com
Calote diminuiu quase 6% no mês de julho

O calote dos consumidores brasileiros no comércio diminuiu 5,99% no mês de julho, na comparação com o mesmo período de 2009.Na relação com junho, a queda foi de 1,41%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

continua após publicidade

Paralelamente a diminuição do calote, as vendas aumentaram, o que reflete o desempenho da atividade econômica, com aumento da renda e do emprego, segundo Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

- As notícias são boas, tivemos aumento no volume de vendas, que é medido pelas consultas. E associado a isso queda de quase 6% na inadimplência e uma recuperação de crédito muito boa de 4,34%. Isso demonstra uma fase muito boa da economia brasileira e o emprego e a renda sustentam estes números, pois as pessoas estão saldando os seus débitos cada vez mais em dia.

continua após publicidade

De janeiro a julho, a queda na inadimplência foi de 2,53% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em julho, as consultas cresceram 9% na comparação com julho do ano passado e de 4,26% na comparação com junho. No acumulado do ano, a elevação foi de 8,01%.

A recuperação de volume de crédito, de 4,34% em julho na comparação com o julho do ano passado, refere-se aos cancelamentos de registros no SPC. Na comparação com junho, o aumento foi de 17,92%.

- Esse aumento expressivo nos cancelamentos em julho pode ser atribuído a campanhas ou ao mês de férias, em que as pessoas que não viajam quitam as suas dívidas.