Economia

Instalado rotor da primeira turbina da hidrelétrica de Mauá

Da Redação ·
Rotor da turbina da primeira unidade geradora da Usina Mauá, em construção no rio Tibagi, foi instalada com sucesso
fonte: AEN
Rotor da turbina da primeira unidade geradora da Usina Mauá, em construção no rio Tibagi, foi instalada com sucesso

A instalação do rotor da turbina da primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Mauá terminou com sucesso nesta sexta-feira (6) pela manhã. em construção no rio Tibagi entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.
 

continua após publicidade

O procedimento de descida do rotor na casa de força principal demorou cerca de meia hora, e foi realizado com auxílio de uma ponte rolante com capacidade para sustentar e movimentar até 230 toneladas. Trata-se de manobra de alta precisão, já que o encaixe do rotor no seu local definitivo é milimétrico.
 

O rotor é uma peça inteiriça de 27,6 toneladas, 3,9 metros de diâmetro e 1,96 metro de altura. Para transportá-lo de Araraquara, interior de São Paulo, onde foi fabricado, até o canteiro de obras da Usina Mauá, foi necessária uma viagem de 30 horas em uma carreta acompanhada por batedores.
 

continua após publicidade

A função do rotor é converter a energia hidráulica proveniente do escoamento da água em grande velocidade e alta pressão em energia mecânica, transmitida ao eixo da turbina. A energia mecânica conduzida ao eixo fará girar o rotor do gerador, que opera no interior do estator — a parte fixa da unidade de geração —, produzindo energia elétrica.
 

A concessão da Usina Hidrelétrica Mauá pertence ao Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, uma parceria entre a Copel (51% de participação) e a Eletrosul Centrais Elétricas (49%). Segundo o superintendente geral do Consórcio, Sergio Lamy, a descida do rotor é um dos principais marcos contratuais da obra e foi antecipada em relação à data inicialmente prevista, 10 de agosto.
 

“Estamos satisfeitos, pois vencemos mais uma etapa importante na implantação de Mauá graças ao bom andamento dos trabalhos de construção da casa de força e da montagem eletromecânica”, explicou.
 

A hidrelétrica de Mauá é a principal obra de geração em andamento no Paraná e deve entrar em operação comercial em 2011. A usina terá 361 megawatts de potência instalada, provenientes de três unidades geradoras localizadas na casa de força principal e duas na casa de força complementar.