Economia

Procon exige explicações da Gol sobre atrasos

Da Redação ·
 Empresa GOL tem até sexta-feira para prestar esclarecimentos
fonte: googleimagens.com
Empresa GOL tem até sexta-feira para prestar esclarecimentos

A Fundação Procon de São Paulo enviou notificação na noite desta terça-feira (3) à Gol para que a companhia explique até sexta-feira (6) os atrasos e cancelamentos de voos desta semana, que têm prejudicado passageiros desde o fim de semana.

continua após publicidade

O órgão quer saber as causas do problema, o número de pessoas afetadas e as providências adotadas pela companhia. Com base nessas informações serão definidas eventuais punições à empresa, que podem resultar em multa de até R$ 3 milhões.

continua após publicidade

- A falha na prestação do serviço ocorreu, isso é fato. Vamos apurar agora se a empresa infringiu o [CDC] Código de Defesa do Consumidor e as legislações correlatas - disse o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

continua após publicidade

Na segunda-feira (2), agentes do Procon-SP estiveram no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, para verificar o tratamento dado aos passageiros.

- Posso adiantar que, pelo que vimos, a companhia não prestou assistência adequada.

continua após publicidade

Comissários que circulavam ontem por Congonhas contaram que os atrasos ocorreram "pura e simplesmente por falta de pessoal".



- Falta funcionário mesmo. E já faz tempo - disse um deles.

Citando a própria experiência, outro conta que no domingo (1) havia muitos comissários da Gol "regulamentados". No jargão da categoria, "regulamentação" é o tempo máximo que um tripulante pode voar por mês - 85 horas.