Economia

APL inicia debate com empresários do setor

Da Redação ·
Primeiro empresário convidado, João Perez, da Globex
fonte: Portal do Boné
Primeiro empresário convidado, João Perez, da Globex

A governança do APL Bonés de Apucarana iniciou na reunião de hoje (30), uma série de encontros com empresários do setor. O objetivo é trocar experiências, conhecer a história de cada um e debater os novos rumos do arranjo.
 

continua após publicidade

O primeiro empresário convidado, João Perez, da Globex, contou que está no mercado desde outubro de 2003. “Na época a demanda do boné era grande. Era um tempo áureo, vendíamos a peça a R$ 4,70. Sete anos depois, o produto é muito mais moderno e tecnológico, porém, estamos praticando o mesmo preço”, explica João.
 

Desbravador do continente asiático, João, foi um dos primeiros empresários a visitar e negociar com a China em busca de novos conhecimentos, tecnologia e matéria prima. “Tivemos que nos adaptar ao mercado. Importamos alguns produtos da China para diversificar o leque da empresa. Os clientes mudam de gosto e as empresas têm que seguir as mudanças seja incorporando novos designs ou matéria prima dos produtos”, frisa Perez.

 

continua após publicidade

Durante a reunião João Perez conta que vê várias fábricas de bonés migrando de segmento. “É comum encontrarmos fábricas de jeans e camisetas onde antes era só boné. ‘Nossa empresa também está se preparando para isso, porque o jeans e produtos de algodão estão em alta e ainda não sofrem com a concorrência e a banalização de preços causada pelos produtos importados”, relata João.


Para encerrar o empresário destacou a importância de projetos como a inclusão do boné na novela TI TI TI. “Minha empresa apóia e contribui com esse projeto da Anibb e APL. Temos que criar ou resgatar, através de ações de marketing ousadas, o uso do boné. A união do setor é necessária mais do que nunca para garantirmos o futuro da Capital Nacional do Boné”, conclui João.
 

Novos empresários já foram convidados a contar suas experiências na reunião da governança do APL. “É muito importante essa participação, essa visão de fora. O empresário tem muito para contar, sejam dificuldades ou sucessos. Esses cases servem para planejarmos mais ações que atendam a todos”, ressalta o presidente do Sivale e coordenador do APL, Jayme Leonel.