MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Exportadores de suco de laranja do país projetam alta de 5% 

O Brasil deverá fechar o ano comercial 2014/15 com aumento de cerca de 5% nas exportações de suco de laranja, com a ajuda de uma boa demanda dos Estados Unidos e após um começo de temporada cheio de incertezas, estimou nesta segunda-feira a associação que

Da Redação

·
Os primeiros nove meses da temporada, que começou em julho, com embarques de 887.190 toneladas de suco de laranja
Icone Camera Foto por Google Imagens
Os primeiros nove meses da temporada, que começou em julho, com embarques de 887.190 toneladas de suco de laranja
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.04.2015, 11:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Brasil deverá fechar o ano comercial 2014/15 com aumento de cerca de 5% nas exportações de suco de laranja, com a ajuda de uma boa demanda dos Estados Unidos e após um começo de temporada cheio de incertezas, estimou nesta segunda-feira a associação que reúne as grandes empresas do setor.

continua após publicidade

O país, o maior exportador global do produto, fechou os primeiros nove meses da temporada, que começou em julho, com embarques de 887.190 toneladas de suco de laranja equivalente, a 66 graus Brix (uma medida de concentração de açúcar). Foi um aumento de 5 por cento ante o período de julho a março da temporada 2013/14, segundo levantamento da CitrusBR. 

"No começo da temporada, estávamos com medo (de queda nos embarques)", disse o diretor-executivo da associação, Ibiapaba Netto, em entrevista durante a feira Agrishow, em Ribeirão Preto. "Os EUA ajudaram muito. Sem EUA, a história seria outra." Se os últimos três meses da temporada confirma

continua após publicidade

rem a tendência, o ano 2014/15 deverá fechar com exportações de mais de 1,14 milhão de toneladas, ante 1,09 milhão em 2013/14. O volume ficará bem abaixo do recorde de 1,42 milhão de toneladas de 2006/07, mas servirá de alento para um setor que amarga uma queda na demanda internacional nos últimos anos, devido principalmente à mudança de hábitos dos consumidores em países desenvolvidos, os principais consumidores de suco de laranja. 

Netto lembra que a Flórida, principal Estado produtor de laranja dos EUA, enfrentou uma recente quebra de safra. "Eles precisam de suco de fora para fazer blends", disse o executivo. As vendas de suco brasileiro para os EUA dispararam 21 por cento nos nove primeiros meses da temporada, mostra o levantamento da CitrusBR feito com base em dados oficiais da alfândega brasileira, ao qual a Reuters teve acesso com exclusividade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Exportadores de suco de laranja do país projetam alta de 5% "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!