Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

STJ obriga Banco do Brasil a imprimir contratos em braille

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

MARCO ANTÔNIO MARTINS
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O STJ (Superior Tribunal de Justiça) condenou o Banco do Brasil a imprimir contratos e extratos bancários em braille a clientes com deficiência visual.
A decisão do ministro Marco Aurélio Bellizze obriga que o banco coloque a determinação em prática no prazo de 60 dias. Caso não passe a emitir documentos em braille, a instituição deverá pagar multa diária de R$ 1.000. O Banco do Brasil pode recorrer da decisão.
No processo, o BB informou que falta respaldo legal para a adoção da medida, rechaçou a alegação da defesa de que há danos morais vários deficientes visuais e informou ainda que se fere o princípio da isonomia, ou seja, a instituição não poderia ser a única a imprimir documentos em braille.
Este processo movido pela Afac (Associação Fluminense de Amparo aos Cegos) começou em 2007 no Tribunal de Justiça do Rio. Envolvia o Banco do Brasil e outros três bancos privados. As instituições perderam a ação em todas as instâncias até o momento. A decisão foi publicada no dia 16 de abril no Diário Oficial da Justiça.
"A ausência de documentos em braille fere a intimidade, privacidade e honra, assim como o sigilo bancário dos clientes, obrigados a recorrer a terceiros para ter acesso às informações", disse a advogada Gabriela Nunes, em defesa da Afac.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email
Adicionar como fonte preferida no Google

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV