Obras do Comperj podem ser retomadas após balanço, diz Pezão
MARIANA HAUBERT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou nesta quinta-feira (23) que a publicação do balanço da Petrobras colocará a estatal em um novo momento de recuperação. Para o peemedebista, a divulgação do balanço também viabilizará a retomada das obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).
"Foi importante, pelo menos, definir o balanço e agora a Petrobras começar um novo momento. A gente anseia muito pelo término das obras do Comperj, uma obra que está com mais de 85% já, faltam 15% para terminar. Ali é um patrimônio do Rio de Janeiro, um patrimônio do Brasil também. [...] Paralisar a Petrobras é paralisar o país, principalmente o Estado do Rio", disse.
A Petrobras divulgou nesta quarta (22) seu balanço auditado, em que foi registrado um prejuízo de R$ 21,587 bilhões em 2014 ante o lucro de R$ 23, 6 bilhões registrado em 2013. A empresa registrou ainda perdas com corrupção de R$ 6,194 bilhões e outros R$ 44,345 bilhões à reavaliação de ativos.
Apesar do otimismo de Pezão, o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, afirmou que não há ainda, no momento, um prazo definido para a retomada da construção do Comperj, refinaria no Rio, e da segunda linha de produção de combustíveis da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
Seguindo a avaliação de Pezão, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que o conteúdo do balanço pode até ficar em segundo plano porque o simples fato da sua publicação já habilita a recuperação da Petrobras.
"O conteúdo do balanço, se é bom ou se é ruim, acaba sendo secundário. O mais importante é a Petrobras voltar à sua normalidade. [...] É preciso que a Petrobras retorne, saia das páginas policiais e volte para as páginas econômicas. Isso é o que todos nós desejamos", disse.
Pezão está em Brasília onde teve um encontro pela manhã com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para discutir parcerias público-privadas para atrair investimentos para ações de implementação de banda larga em todo o estado e questões de saneamento, entre outros temas.
Pela tarde, Pezão se reunirá com o ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante, para discutir as ações de segurança que o país adotará para as Olimpíadas de 2016. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), também participará do encontro.
Segundo Pezão, os turistas e os atletas podem viajar ao Rio sem medo. "O Estado está apto a receber as 7 milhões de pessoas previstas dos 202 países que vão estar no Rio e nas cidades próximas. É claro que elas vão ter [segurança]. Estiveram aqui na Copa do Mundo e não tiveram problema algum. [...] Quando o visitante chega aqui, vê que o país, principalmente a cidade do Rio, recebe como ninguém. A gente tem essa tradição de fazer grandes eventos", disse.
