MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasileiro está consumindo menos feijão

O estudo Perfil da Alimentação e Atividade Física da População Brasileira, divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, mostrou que o consumo regular do alimento (cinco vezes ou mais na semana) caiu, mais uma vez. Em 2006, quando o levantamento sob

Da Redação

·
 Entre as capitais, as que mais consomem feijão ao longo da semana estão Belo Horizonte
Icone Camera Foto por Google Imagens
Entre as capitais, as que mais consomem feijão ao longo da semana estão Belo Horizonte
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2010, 16:29:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O estudo Perfil da Alimentação e Atividade Física da População Brasileira, divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, mostrou que o consumo regular do alimento (cinco vezes ou mais na semana) caiu, mais uma vez.


Em 2006, quando o levantamento sobre os hábitos alimentares do brasileiro começou a ser feito, o feijão estava integrado à maioria das refeições de 71,9% da população adulta. Hoje, o percentual caiu para 65,8%. Entre as mulheres, o consumo é menor, de 60,1%. Entre os homens, o número sobe para 72,4%.


“Já havíamos detectado uma mudança no padrão alimentar do brasileiro, que é ruim para o que estamos vivendo no Brasil: uma transição demográfica e epidemiológica importante, com o aumento das doenças crônicas. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais para o combate a essas doenças”, pondera a coordenadora geral de Doenças e Agravos não-transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta.


A dupla “arroz com feijão” é considerada grande aliada dos brasileiros. “Ela protege a alimentação dos brasileiros da entrada de fast foods no cardápio diário. Mas, talvez, o tempo de preparo e a redução do número de refeições em casa estejam provocando a queda do consumo”, avalia.


Um dado interessante é que, quanto maior a escolaridade da população, menor é a ingestão do alimento. Entre os brasileiros com até oito anos de estudo, 70,7% consomem feijão regularmente. O número cai para 64,9% entre os que têm entre 9 e 11 anos de estudo e os que estudaram 12 anos ou mais, apenas 51,4% mantém o hábito de comer feijão regularmente.


Entre as capitais, as que mais consomem feijão ao longo da semana estão Belo Horizonte, Cuiabá e Goiânia (quase 80% da população adulta). As que menos consomem são Macapá (30%), Florianópolis (35%) e Manaus (cerca de 40%).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasileiro está consumindo menos feijão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!