MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Tarifaço aumenta preço de 95 mil itens nesta quarta

Pacote de ajustes fiscais elevará para 12% a alíquota do ICMS de artigos isentos, como alimentos, e de 12% para 18% ou até 25% sobre outros produtos de consumo diversos.O preço de cerca de 95 mil itens será elevado a partir desta quarta-feira no Estado do

Da Redação

·
Tarifaço aumenta preço de 95 mil itens nesta quarta - Imagem: Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Tarifaço aumenta preço de 95 mil itens nesta quarta - Imagem: Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.03.2015, 10:26:00 Editado em 27.04.2020, 20:01:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pacote de ajustes fiscais elevará para 12% a alíquota do ICMS de artigos isentos, como alimentos, e de 12% para 18% ou até 25% sobre outros produtos de consumo diversos.

O preço de cerca de 95 mil itens será elevado a partir desta quarta-feira no Estado do Paraná. Entra em vigor, neste dia 1º de abril, o pacote de ajustes fiscais, que refletirá na elevação do ICMS de milhares de produtos. Itens isentos de tributação serão taxados em 12% ou 18%, outros com 12% de alíquota terão 18%, e alguns com 18% terão a taxa elevada para 25%. Isso deverá refletir em uma alta média, no preço final dos produtos, de aproximadamente 7,3%, segundo o presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Darci Piana, e deverá se refletir numa retração do consumo, gerando temor de desemprego.

Produtos como arroz, feijão, frutas, leite, carnes congeladas, que tinham ‘isenção’, agora serão taxados em 12%. Alguns tiveram o imposto mantido em 12% (como hortifrutigranjeiros, animais vivos, farinha, tijolo, telha, madeira, entre outros), mas outros diversos subiram de 12% para 18%, como materiais escolares, rações, fármacos, higiene pessoal, calçados, móveis e eletrodomésticos, entre outros. Alguns produtos específicos, como um tipo de caderno, era isento e agora terá imposto de 18%. De 18% para 25% subiu a alíquota sobre armas e munições, perfumes e cosméticos, entre outros.

O empresário Alvaro Torres, proprietário da Verbo Livraria, acredita que a alta do imposto deverá refletir em uma alta de 5% a 10% nos produtos do setor, e afirma que irá impactar de forma direta nas vendas, sem estimar, no entanto, as dimensões da retração. “Estamos pagando a incompetência de todos os governos, de todas as esferas. Essa mudança vai representar mais uma alteração nos valores; no ano passado a simplificação tributária já elevou os preços entre 20 e 30%”, diz.

“Se o custo é mais alto, imagino que os comerciantes, na medida em que o mercado absorva, vão repassar. O que está ocorrendo é o que o Paraná, com essas medidas, está equalizando e igualando as alíquotas de outros estados, especialmente São Paulo”, afirma o Diretor de Assuntos Econômicos da Acipg, Weliton da Silva Barreiros. Para ele, o brasileiro é ‘sensível’ a preço e as vendas deverão cair. “Com a perspectiva de emprego menor, o IBGE divulgou redução de renda, efeito do desemprego, pessoas endividadas e o crédito mais caro, com essa alta, seguramente o consumo vai sentir o efeito”, completa.

Outro setor afetado será dos combustíveis. O preço de etanol e da gasolina terá a alíquota elevada de 28% para 29%. Contudo, esse 1% não deverá ser repassado pelos empresários, segundo o vice-presidente da associação dos operadores de combustíveis da região, Hélio Sacchi. Já o preço do botijão de gás deverá subir até R$ 4, com a alíquota passando de 12% para 18%.

Governador se pronunciará hoje O ‘G7’, grupo representativo das principais entidades patronais do setor produtivo (Fiep, Fecomercio, Faep, Faciap, Fetranspar, Ocepar e ACP), entregou, no dia 16, uma pauta de reivindicações ao governo. Nesta terça, Beto Richa deverá se posicionar sobre quais pontos de projeto o governo poderá acatar. Ou seja, algumas mudanças poderão ser realizadas nas tributações antes do reajuste, que ocorre amanhã.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Tarifaço aumenta preço de 95 mil itens nesta quarta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!