MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Metalúrgicos de São José dos Campos, no interior de SP, encerram greve

SÃO PAULO, SP - Metalúrgicos da GM (General Motors) de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, que estavam em greve desde a última sexta-feira (20) voltaram ao trabalho às 7h desta quinta-feira (26). A decisão ocorreu em assembleia que teve início às 5

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2015, 10:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Metalúrgicos da GM (General Motors) de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, que estavam em greve desde a última sexta-feira (20) voltaram ao trabalho às 7h desta quinta-feira (26). A decisão ocorreu em assembleia que teve início às 5h30. 

continua após publicidade

A decisão vem após acordo entre a empresa e o Sindmetalsjc (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), segundo o qual 650 trabalhadores terão cinco meses de lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho) no dia nove de março com garantia de estabilidade por três meses. Operários do turno da tarde devem votar sobre a decisão às 14h. 

Na visão do sindicato, a oferta é melhor do que aquela anterior à greve iniciada na semana passada, de dois meses de lay-off para 794 funcionários sem garantia de estabilidade ao término do período.

continua após publicidade

Na interpretação da entidade, a proposta anterior significava, na prática, a demissão ao fim do período. Recentemente, o mesmo número de funcionários havia voltado de um lay-off de cinco meses, mas com estabilidade no emprego até 7 de agosto.

Segundo Antônio Ferreira de Barros, presidente do Sndmetalsjc, a fábrica de São José abastece as unidades de São Caetano do Sul e Gravataí, também na grande São Paulo. Dessa forma, a greve já tinha inviabilizado a produção do turno da tarde da fábrica de São Caetano. 

Procurada, a GM não se manifestou sobre o novo acordo.

continua após publicidade

No começo do mês, a empresa confirmou ter planos de demitir 1.500 funcionários em São Caetano (SP) e São José dos Campos. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam redução de 14% na produção nacional de automóveis em janeiro deste ano comparado com o mesmo mês de 2014 e corte de 12.774 vagas no período. 

A unidade tem 5.200 trabalhadores e produz 300 veículos por dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Metalúrgicos de São José dos Campos, no interior de SP, encerram greve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!