MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Metalúrgicos da GM fazem greve contra demissão de 794 em São Paulo

SÃO PAULO, SP - Metalúrgicos da montadora GM (General Motors) de São José dos Campos, na Grande São Paulo, anunciaram na manhã desta sexta-feira (20) que estão em greve por tempo indeterminado. O motivo, de acordo com o sindicato, são planos de demissão d

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.02.2015, 12:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:02:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP - Metalúrgicos da montadora GM (General Motors) de São José dos Campos, na Grande São Paulo, anunciaram na manhã desta sexta-feira (20) que estão em greve por tempo indeterminado. O motivo, de acordo com o sindicato, são planos de demissão de 794 funcionários. 

continua após publicidade

Segundo o Sindmetalsjc (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos), a empresa propôs na quinta-feira (19) que os trabalhadores entrassem em férias coletivas para que, depois de dois meses, fossem demitidos. 

No começo do mês, a empresa confirmou ter planos de demitir 1.500 funcionários em São Caetano (SP) e São José dos Campos. Dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam redução de 14% na produção nacional de automóveis em janeiro deste ano comparado com o mesmo mês de 2014 e corte de 12.774 vagas no período. 

continua após publicidade

Em nota, a GM afirmou que a proposta que apresentou foi "deturpada" pelo sindicato. A empresa também afirma que não recebeu uma notificação oficial sobre a greve, o que a tornaria ilegal. 

A reportagem aguarda uma resposta sobre qual seria o real teor da proposta e que medidas legais a empresa pretende tomar. 

A decisão pela greve foi tomada em assembleia pela manhã, e em seguida os funcionários entraram na fábrica, onde permanecem de braços cruzados. Uma assembleia para os trabalhadores do segundo turno está marcada para esta sexta (20), às 14h30. 

continua após publicidade

A unidade tem 5.200 trabalhadores e produz 300 veículos por dia. No último dia 13, 798 funcionários voltaram de férias coletivas que ocorriam desde setembro. Segundo o sindicato, todos esses têm garantia de estabilidade no emprego até 7 de agosto. 

A entidade afirma que entrou em contato com o ministério do Trabalho, para que faça a intermediação das negociações com a GM.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Metalúrgicos da GM fazem greve contra demissão de 794 em São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!