MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Indústria de transformação poderá crescer 13% este ano

A indústria da transformação poderá ter crescimento de 13% neste ano, seguindo a tendência de recuperação do baixo desempenho verificado no ano passado, em consequência da crise econômica mundial.   A avaliação foi feita hoje (8) pelo gerente execu

Da Redação

·
 o setor de impressos é um dos fortes na recuperação do mercado
Icone Camera Foto por AEN
o setor de impressos é um dos fortes na recuperação do mercado
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.07.2010, 17:55:00 Editado em 27.04.2020, 20:59:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A indústria da transformação poderá ter crescimento de 13% neste ano, seguindo a tendência de recuperação do baixo desempenho verificado no ano passado, em consequência da crise econômica mundial.

continua após publicidade

A avaliação foi feita hoje (8) pelo gerente executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao divulgar os Indicadores Industriais de maio. Castelo Branco estima crescimento de 7,2% para o setor industrial este ano, apesar de a economia ainda estar em ritmo de ajuste, pós-crise.

Segundo o economista, o uso da capacidade instalada na indústria “é um indicador seguro do comportamento" do setor, embora tenha havido recuo de 0,5% no mês de maio em relação a abril. A tendência, porém, é de estabilização no segundo semestre desse indicador, que foi usado na margem de 82,3% em maio último, explicou.

continua após publicidade

Castelo Branco comentou o desempenho da indústria no mês de maio, em entrevista coletiva, após a apresentação do boletim da CNI sobre os resultados do setor. De acordo com o documento, em maio, o faturamento da indústria cresceu 2,1% em relação a abril, e as horas trabalhadas elevaram-se em 1%.

Para o economista, já há indicações de crescimento da demanda externa, que permanece baixa no que se refere aos produtos manufaturados, ainda distantes dos patamares do período pré-crise, em 2008.

Ele destacou, porém, que vem mostrando índices sucessivos de recuperação nos últimos dez meses, numa mostra de que a demanda doméstica e o investimento vêm tendo impulso positivo – o indicador dessazonalizado de emprego cresceu 0,4% em maio com relação a abril, diz o boletim da CNI.

continua após publicidade

Castelo Branco lembrou que a indústria registrou grande recuo em 2009 em consequência da crise. Ele destacou que, em maio, o setor de produtos de metal cresceu 36,6% em faturamento e 24% em horas trabalhadas em relação a maio de 2009. A área de material eletrônico e de comunicação teve crescimento de 36,4% no faturamento em comparação com maio do ano passado, com aumento de 1,4% nas horas trabalhadas.

No setor de veículos automotores, o crescimento foi de 23%, com aumento de 19% nas horas trabalhadas em relação ao mesmo mês do ano passado. O grupo máquinas e materiais elétricos faturou em maio deste ano 18,3% a mais e aumentou as horas trabalhadas em 23,7%.

No entanto, apesar de ter havido crescimento em maio de 1% nas horas trabalhadas na produção frente a abril, esse indicador ainda está 3,2% abaixo do registrado no período pré-crise (antes de setembro de 2008), conforme mostra o boletim.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Indústria de transformação poderá crescer 13% este ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!