Economia

Portal mostra passo a passo para abertura de empresa em 3 dias úteis

Da Redação ·
Foto: arquivo
Foto: arquivo

O programa Empresa Fácil Paraná ganhou um site na internet para auxiliar os novos empresários paranaenses a abrir uma empresa no prazo de três dias úteis. A página, (www.empresafacil.pr.gov.br), completamente autoexplicativa, busca agilizar a abertura de empresas consideradas de baixo risco, que representam 85% dos processos de constituição de novos negócios no Estado. 

continua após publicidade

De acordo com o presidente da Jucepar (Junta Comercial do Paraná), Ardisson Akel, o portal contém um passo a passo para apoiar o empreendedor durante o início do processo de abertura de empresa, deixando o procedimento didático e instrutivo. “O site foi criado com o intuito de auxiliarmos os futuros empresários, de forma simplificada e desburocratizada, na primeira etapa para constituir uma empresa”, ressalta. 

Outra novidade disponibilizada pelo portal é a possibilidade do empreendedor acompanhar, pela internet, o andamento da solicitação para o registro da empresa. “Após a conclusão dos passos iniciais para registrar seu negócio, é gerado um número de protocolo, e com ele o novo empresário poderá monitorar o desenvolvimento do pedido de abertura de sua empresa”, acrescenta. 

continua após publicidade

O programa, que é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Paraná, prevê que a Jucepar se torne a porta única de entrada de informações para a constituição de uma empresa. Antes, os empreendedores precisavam se dirigir a diferentes órgãos e secretarias para formalizar a abertura de um negócio. 

Segundo Akel, o cenário do registro empresarial no Paraná está passando por um novo momento, onde a Jucepar passa a ter o papel de integradora das informações necessárias para o registro de uma empresa e, consequentemente, ser a entidade responsável pelo compartilhamento dessas informações com os outros órgãos de licenciamento empresarial, como prefeituras, Receitas Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, entre outros.